A psicoterapia profunda é tanto uma ciência, um estudo de conhecimento empírico, quanto uma arte, um compromisso prático e pessoal com a outra pessoa. (E. Edinger)

Die Tiefenpsychotherapie ist ebenso eine Wissenschaft, ein Studium des empirischen Wissens wie eine Kunst, ein praktisches und persönliches Engagement mit anderer Person. (E. Edinger)

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Novo Endereço do Blog

 Olá pessoal, tudo bem com vocês? 

Resolvi dar uma repaginada no blog. Todo conteúdo desse blog já está disponível por lá.

 Meu novo endereço é https://camilamacielpolonio.com

Aguardo a visita de vocês.

Muito obrigada!



sexta-feira, 3 de abril de 2020

A Dor: uma descidinha ao inferno.


Nós pluralizamos dores, nós fragmentamos dores, vamos vivendo como se uma dor física fosse diferente de uma dor emocional. Falemos de outro modo: Nós vivemos como se a dor física e a dor emocional não fossem a mesma. Eu não sou uma cabeça, um coração, um dedo ou uma mão. Eu sou uma coisa só, que cabe tudo isso aí, que carrega tudo isso aí. Nós aprendemos a nos fragmentar, tanto que acreditamos realmente que a nossa dor física é somente física. Mas não é! Que a dor emocional é somente emocional. Mas não é! 

A Dor é Alma. A dor é a dor, seja ela onde estiver. Vou até colocar com nome próprio: Dor. Essa Dor nos pertence de forma tão verdadeira que incomoda a ponto da gente achar que veio só para nos acabar. A Dor é uma escada, ela te chama pra baixo. Quem nunca se deitou no chão para viver a Dor? O problema é que não queremos mais essa descida, queremos ficar no topo sentindo a dor e racionalizando cada pedacinho. Ouvimos frases como: seja grata, agradeça a Deus, perdoe, seja gentil, tenha compaixão por você. Mas não é isso que a Dor quer de você. A Dor quer que você desça, que vá ao seu inferno , que resgate e reconheça você na sua própria dor. Nesse momento ela passa, ela passa porque você se encontra ali embaixo. 

A Dor te leva pro inferno e te traz de volta, com olhos inchados, cabelos e corpo molhados. A Dor é só um caminho real da vida que a gente tenta a todo custo rejeitar. Quem de verdade aguenta esse encontro com a Dor? Às vezes ele nos é imposto, e nessas situações temos sorte, porque já estamos no inferno e vamos sair dele. Mas a maioria rejeita a Dor buscando caminhos da rejeição a si mesmo. Porque mudar o pensamento, ir em uma direção de pensamento positivo, é rejeitar parte essencial da vida.

A Dor é vida. A Dor é caminho. A Dor também está em você. Não a rejeite como um monstro inconveniente. A Dor é a Dor. A Dor é a Dor.